OBINRIN ASÉ - FORÇA FEMININA
É um processo criativo que teve inicio em 2016, com uma expressidade figurativa. Durante esses seis anos, a temática do feminino e feminismo se constituiu de uma forma singular em mim, se estendendo às minhas obras.
As Mulheres invisibilizadas pelo sistema patriarcal e heteronormativo vivem diversas formas de dominação e controle. Toda repressão feminina se reflete em possibilidades masculinas, daí surge a necessidade em retratar o que nos é negado, o que nos atinge diariamente e historicamente.
"OBINRIN ASÉ - Força Feminina" é um caminho para iluminar nossos gritos, na maioria das vezes contidos, presos e entalados em nossas gargantas. Vivemos em constante confronto com um sistema de pensamentos, crenças e valores dogmáticos que tentam nos calar.
O fascismo perpetra a barbárie e nós somos as "mercadorias" desse totalitarismo. 5 mulheres são vítimas de feminicídio por dia no Brasil. 96 meninas com idade menor de 13 anos, são violentadas por dia no Brasil. A arte cria novos mecanismos de conscientização coletiva do lugar e papel da mulher em nossa sociedade.
Osun, Orisá Feminino e Deusa na Mitologia Iorubá, com representações nas religiões de matrizes africanas, aparece aqui representada, na cor amarela simbolizando ora a lágrima, ora o leite materno, como expressões de força da mulher, resistindo e insistindo diante dos diversos tipos de silenciamentos.
Marta Moura